< Voltar

Depoimentos - Job Shadowing
   
 

 


   Programa de Job Shadowing 2015/2016
   
 
Carolina Correia
Mentora: Maria da Câmara Pestana
Advogada

É com enorme satisfação que agradeço ao Gabinete de Carreiras a oportunidade que me foi dada em poder participar no programa de Job Shadowing, já que se trata de um programa que, além de permitir um contacto real com o mundo profissional, ajuda os alunos a compreender que o mundo do Direito é muito mais do que todo o conhecimento adquirido dentro das salas de aula.


Filipa C. Cabral
Mentora: Carina Branco, Diretora Jurídica, Novabase

Tive o privilégio de participar no programa de Job Shadowing, no qual me inscrevi com o intuito de aproveitar mais uma oportunidade proporcionada pela Gabinete de Carreiras, para poder experienciar um dia da vida profissional. Passei o dia no departamento jurídico da Novabase e tive a sorte de ter como mentora a Dra. Carina Branco que foi de uma simpatia inigualável, o que tornou o meu dia ainda melhor. Começámos com uma visita guiada às instalações da empresa. Posteriormente, assisti a uma conferência telefónica internacional e, durante a parte da tarde, a minha mentora explicou-me como funcionam os contratos que são celebrados com mais frequência pelo departamento e deu-me algumas dicas bastante úteis, num ambiente informal. Agradeço esta oportunidade que foi, para mim, bastante enriquecedora. 

 


Júlia Ribeiro
Mentor: Henrique Levezinho, Advogado

A experiência que tive no programa de JobShadowing foi extremamente enriquecedora. O Dr. Henrique Levezinho foi muito atencioso, ao me levar para assistir a uma audiência da fase de instrução no ramo do Direito Penal. Neste ambiente, pude observar como funciona o Direito Penal,na prática, e como os profissionais da área se comportam numa ocasião como essa.


Maria Iordanova
Mentora: Marta Pinto Leite, General Counsel, Siemens

No âmbito do programa de Job Shadowing passei um dia na empresa Siemens com a minha mentora, a Dra. Marta Pinto Leite. Foi, sem dúvida, muito enriquecedor, na medida em que consegui perceber como funciona uma empresa da dimensão multinacional da Siemens, bem como todo o tipo de questões que são suscitadas ao departamento jurídico. Agradeço novamente a todo o departamento por terem partilhado comigo uma amostra do seu dia-a-dia, demonstrando também um excelente ambiente de trabalho. Na parte da manhã estive a falar com a Dra. Marta Pinto Leite que me explicou a posição da Siemens no mercado e todos os desafios inerentes ao seu trabalho, pelo que me cabe agradecer também toda a disponibilidade em esclarecer as minhas dúvidas. Na parte da tarde, tive a oportunidade de assistir a uma reunião e ler o relatório de contas da empresa, bem como modelos de contratos e até desempenhei uma tarefa para perceber um pouco melhor o trabalho que realizam todos os dias. O Job Shadowing é uma iniciativa de destaque para que os alunos possam ter um primeiro contacto com o dia-a-dia numa empresa, ou numa sociedade de advogados com profissionais de excelência.


 


Mariana Magalhães
Mentor: Rogério Alves, Advogado

A realização da atividade de Job Shadowing permitiu-me acompanhar o trabalho de um advogado, quer em tribunal, quer no seu escritório, pelo que o contacto com dois ambiente de trabalho distintos permitiu com que a atividade fosse muito enriquecedora. Esta atividade orientou-me no sentido de me levar a concluir, com toda a certeza, o desejo de que o meu futuro profissional se concretize na área da advocacia.  Recomendo a atividade a todos os meus colegas, uma vez que terão a oportunidade de acompanhar o trabalho prático de juristas formados pela Universidade Católica Portuguesa.


Mariana Vieira
Mentora: Margarida Ramos Pereira, Consultora Fiscal, Deloitte

O Programa de Job Shadowing da Faculdade de Direito da UCP promove um dia de acompanhamento constante ao lado de um profissional do Direito, oportunidade que permite aos estudantes de 3º e 4º ano retirarem quaisquer dúvidas acerca do dia-a-dia da profissão, além de terem uma visão privilegiada sobre o exercício da sua área preferencial.


Pedro Nunes
Mentora: Carla Gonçalves,
Conservadora da 1ª. conservatória
de registo Predial de Almada

O programa Job Shadowing permitiu-me acompanhar um dia de trabalho da minha mentora. O dia foi preenchido e enriquecedor, observando diversos actos realizados como, por exemplo, uma habilitação legal de herdeiros, celebração de compras e vendas e uma partilha por divórcio. Além disso, tive a possibilidade de esclarecer outras questões práticas relacionadas com a carreira, função e actuação de um Conservador. Gostei bastante da experiência, porque tive a possibilidade de me inteirar da aplicação prática, nesta área. Agradeço à Dra Carla Gonçalves, e à sua atenciosa equipa. Gostaria também de agradecer ao Gabinete de Carreiras por esta excelente iniciativa. Por último, resta-me aconselhar aos meus colegas que participem neste programa!

 

 Programa de Job Shadowing 2014/2015

 

 
Joana Granadeiro
Mentora: Marta Pinto Leite,
General Counsel, Siemens

Passei a atividade de Job Shadowing no departamento jurídico da Siemens, a observar o dia-a-dia da Dra. Marta Pinto Leite e da sua equipa. Fizeram-me uma apresentação da empresa, pude ver emails para ter uma ideia do tipo de questões que são colocadas todos os dias ao departamento jurídico, assisti a uma reunião e li os resultados e contas da empresa. No final do dia, tive a oportunidade de ter uma conversa mais pessoal sobre os meus planos de carreira com a Dra Marta Pinto Leite. Achei esta oportunidade extremamente útil e enriquecedora. A Católica está de parabéns e a Dra. Marta Pinto Leite e a sua equipa receberam-me extremamente bem, pelo que aconselharei outros alunos a candidatarem-se ao  Job Shadowing do próximo ano.

 
Maria Ana de Sousa
Mentora: Sandra Rocha, Procuradora Adjunta, STJ
A minha mentora, a Dra. Sandra Rocha, começou por me mostrar as instalações do STJ [Supremo Tribunal de Justiça], enquanto me explicava em que é que consistia o seu dia-a-dia. Apresentou-me a alguns dos seus colegas e conversámos sobre o seu percurso profissional. Falámos também acerca das minhas dúvidas relativas ao acesso ao CEJ. 
 
Carmo Andrade
Mentora: Filipa Ruano Pinto, Sócia,
SPS Advogados
Fui apresentada à sociedade, tendo oportunidade de conhecer as áreas desenvolvidas por esta, bem como ter o contacto com as pessoas que nela trabalham. De seguida,  foi-me dada a possibilidade de assistir a diligências judiciais no palácio de justiça.

 
Filipe Marques - 3.º ano
Mentor: João Alfredo Afonso, Sócio, Morais Leitão, Galvão Teles, Soares
da Silva & Associados
 

Candidatei-me ao programa do Job Shadowing porque sempre tive curiosidade em ver de perto um dia de trabalho de um advogado e um dos fatores que diferenciam a Católica é precisamente a ligação da teoria com a prática. O programa do Job Shadowing pôs-me um dia a trabalhar na Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, com o Dr. João Alfredo Afonso, um dos Sócios na área de Direito Societário e antigo aluno da FD UCP. Incrivelmente escolhi o melhor dia para lá ir. Ajudei o meu mentor num caso que até chegou aos jornais, assisti a um closing da compra de ações de uma conhecida empresa portuguesa e colaborei na realização de auditorias legais. Conheci vários advogados lá e senti o espírito de camaradagem de uma sociedade de advogados. Agradeço imenso à Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e, em especial, ao Gabinete de Carreiras, que fez, e continua a fazer um excelente trabalho a lançar os alunos para o mercado de trabalho.

 
Bárbara Duarte, 3.º ano
Mentor: Carlos Pinto de Abreu, Sócio fundador, Carlos Pinto de Abreu & Associados

A actividade consistiu no acompanhamento do modo como se processa a vida num escritório de advogados, permitindo o contacto e conhecimento das diversas funções requeridas a um advogado no seu quotidiano.
Este programa permite aproximar os alunos da vida prática dando a oportunidade de compreender o modo como se processa a vida num escritório de advogados. Foi uma oportunidade enriquecedora onde tive a hipótese de conversar com vários advogados sobre o seu trabalho e as suas experiências, assim como de conhecer o trabalho prático em diversas áreas. É um programa bastante útil na medida em que proporciona aos alunos o contacto e conhecimento das diversas funções requeridas a um advogado no seu quotidiano. Agradeço à Universidade Católica Portuguesa e à Carlos Pinto de Abreu e Associados por esta oportunidade.

 
Gonçalo Cardim, 4.º ano
Mentor: Pedro Gouveia e Melo, Advogado Associado, Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados

Este programa pareceu-me uma ótima oportunidade para conhecer de perto como é o dia-a-dia numa sociedade de advogados. A experiência - em que, basicamente, tive a oportunidade de "ser" advogado estagiário por um dia - valeu muito a pena. Este programa tem elevada importância, não apenas por fazer perceber os alunos que nele participam se querem seguir o caminho da advocacia, mas porque pode também ajudar-nos a descobrir um determinado rumo que nunca pensaríamos seguir.


Lai Ieng Ng
Mentora: Carina Branco, Diretora Jurídica, NovaBase

O programa Job Shadowing ofereceu-me uma preciosa oportunidade de ser a ``sombra´´ de um profissional experiente durante um dia. Fui muito bem acolhida pela equipa da Dra. Carina Branco, quem orienta o departamento jurídico da NovaBase. Aprendi muitos aspectos prático de Direito, incluindo contrato de licença de utilização de patente, convocatória e atas de deliberações de acionistas, contrato de trabalho e concurso público. Esta experiência proporcionou-me uma visão geral sobre o funcionamento duma sociedade de grande dimensão. Agradeço imenso a faculdade e recomendo a todos os meus colegas que participem neste programa!      

 
Rita Gomes, 4.º ano
Mentor: Pedro Almeida, Chief Corporate Center and Marketing Officer, Alpha Global Portugal

O programa Job Shadowing aproxima-nos da realidade da vida prática e dá-nos a oportunidade de colocar questões, dúvidas e sobretudo de trocar opiniões e experiências de vida com o nosso mentor, do qual somos a sombra durante um dia.  Mais uma iniciativa da Católica da qual me orgulho de ter participado por me ter dado não só uma perspectiva diferente sobre as possibilidades que o curso de Direito na Católica me proporciona no mercado de trabalho, como pelo facto de ter tido o privilégio de falar com alguém mais experiente na área, conhecedor das várias áreas de interesse co-relacionadas com Direito e Gestão, que me ajudou a concretizar futuros planos no decurso da minha formação e carreira profissional. Obrigada!


 

 
Sio Lan Ieong, 4.º ano  
Mentor: Miguel Spínola, Associado Sénior, PLMJ

O Job Shadowing é um programa de intervenção vocacional que proporciona aos alunos a a aproximação ao mundo real do trabalho jurídico. Através deste programa, tive uma experiência incrível e profundamente enriquecedora. Durante um dia tive a oportunidade de assistir a um julgamento e de trabalhar com profissionais de altíssima qualidade. Gostaria de agradecer ao meu mentor e equipa por toda a paciência e disponibilidade na resposta às questões que coloquei e também à Faculdade de Direito da UCP por me ter dado esta oportunidade.


Rita Nobre
Mentor: Luís Pinto Monteiro,
Associado Sénior, PLMJ

Antes de mais, é com grande apreço que agradeço ao Gabinete de Carreiras a oportunidade que me deu em poder participar no programa de Job Shadowing. Agradeço, de igual modo, ao meu mentor, Dr. Luís Pinto Monteiro, toda a disponibilidade prestada desde o início, bem como a simpatia e disponibilidade de todo o departamento de Direito Europeu e da Concorrência por me terem mostrado e integrado não só na dinâmica do trabalho diário prestado dentro da sociedade, através de análise de decisões da Comissão Europeia, mas também fora dela, com o acompanhamento de Advogados nas suas deslocações a outras empresas para tratar de questões processuais.
Foi-me ainda explicada a dinâmica própria da PLMJ e os valores humanos e sociais pelos quais ela se rege. Agradeço, ainda, a todos os colaboradores da PLMJ a enorme paciência que tiveram em esclarecer algumas das minhas "dúvidas existenciais" próprias de qualquer aluno pré-finalista do curso de Direito.
Esta foi, sem qualquer dúvida, uma experiência muito enriquecedora, que me permitiu ter um contacto direto e privilegiado, mesmo que por um dia, com a atividade desenvolvida numa sociedade de advogados e, em especial, por ter a oportunidade única de, durante o programa, ter tido como mentor um alumni da FDUCP.

 

 
Joana Menezes
Mentor: Francisco Sá Carneiro,
Sócio, Campos Ferreira, Sá Carneiro & Associados

Certamente uma experiência a recordar. Todas as sábias palavras e conselhos dados pelo Dr. Francisco  Sá Carneiro foram uma mais valia para perceber o que um escritório de excelência procura num candidato. Encontrei um ambiente espetacular de trabalho e uma equipa fantástica. Muito obrigada!

 
 
 

 Programa de Job Shadowing 2013/2014


David Piteira Pereira
Mentor: Pedro Franca Pinto
Advogado, Sócio Fundador e Administrador, Franca Pinto & Associados 

 

Mais uma vez a Faculdade inova, proporcionando aos seus alunos o contact direto com os seus alumni e permitindo que durante um dia sejam as suas sombras, acompanhando-os na sua atividade profissional. Aquilo que inicialmente se poderia pensar ser apenas um muito ambicionado contacto com a prática jurídica acabou por ser uma experiência transformadora. A forma irreverente de olhar e de exercer advocacia da "Franca Pinto e Associados" é altamente inspiradora e eliminou algumas ideias erradas que eu tinha. Ao lado do Dr. Pedro (ou Pedro, como quer que o trate) comecei bem cedo naquele dia a perceber quais as formas de desenvolver uma marca que criou recentemente: a Belong. Do apoio jurídico às reuniões de trabalho e dos telefonemas aos emails ainda houve tempo para acabar o dia da melhor maneira: na varanda do escritório, com o Pedro e os seus colaboradores num evento social que promove regularmente. Por tudo isto e pelo facto do Pedro ser um verdadeiro empreendedor é que posso dizer que me sinto hoje muito mais motivado para encarar o futuro. Embora já o soubesse, ficou provado que o curso de Direito da Católica dota realmente os seus alunos de uma base sólida de conhecimentos que serão úteis posteriormente em qualquer contexto profissional. Mais do que aplicar os conhecimentos já adquiridos o dia serviu, e ainda bem, para perspetivar formas de ser feliz, fazendo ao mesmo tempo a diferença.


Sofia Pinto Ribeiro
Mentor: João Miguens Mendes, Advogado, JMM - Advogados


 

O início da minha vida profissional e dos meus colegas começou na Católica. Escolhi a Católica por esta primar pela excelência no ensino, e cada vez mais tenho a certeza de que essa foi a escolha certa. São oportunidades como esta do Jobshadowing que fazem a diferença. Durante dois dias pude "ser a sombra de um advogado" e esta experiência proporcionou-me a vertente humana do Direito. Pude viver um dia-a-dia de um escritório de advogados com todas as suas dinâmicas logísticas; pude também assistir a julgamentos e ao trabalho prévio que estes implicam, e mais importante do que isso consegui atribuir uma faceta humana ao "Abel e ao Bento" dos casos práticos das aulas de Direito. Estive em contacto direto com pessoas que me inspiraram; ouvi os testemunhos de pessoas com determinados problemas jurídicos e senti que o direito vai muito além dos problemas técnicos. São oportunidades profissionais e pessoais como estas que nos ajudam a definir o nosso caminho e a perceber o que verdadeiramente nos apaixona nesta área. Foi sem dúvida uma experiência desafiante e por isso, só tenho a agradecer à Católica.

 
Filipa Caetano 
Mentor: Bernardo Abreu Mota, Advogado, Campos Ferreira,
Sá Carneiro e Associados
 

Com o programa Job Shadowing tive a oportunidade de ter um dia marcante e, de certa forma, também transformador da minha visão sobre o futuro profissional que se avizinha. Além de ter constatado, mais uma vez, que a Católica é a melhor das universidades, premiando um contacto de proximidade dos seus ex-alunos com os atuais finalistas, tive o privilégio de comprovar que quem sai da Católica tem valor no mercado de trabalho, honrando os conhecimentos e os valores que adquiriu na faculdade. Olhando para trás, tive um dia agitado, com inúmeras experiências e lições, que certamente nunca esquecerei.

 
Suheil Mahomed Salém
Mentor: Pedro Almeida,
Secretário-geral da APRITEL

 

 

Participar no Job Shadowing foi uma experiência bastante enriquecedora e, em parte, uma novidade pois tive a oportunidade de assistir a uma reunião onde se encontravam alguns membros da Comissão Europeia, no sentido de avaliarem as considerações dos Operadores das Empresas de Telecomunicações e a respetiva regulação.




 

 

 

 
Joana de Oliveira
Mentora: Marta Pinto Leite, Siemens

 

Foi um dia extremamente interessante. A Dra. Marta Pinto Leite, tal como os demais membros da equipa, explicaram-me muito bem como era o quotidiano de um advogado. Mais do que isso, pude observar qual é o quotidiano jurídico de uma empresa. Tive a oportunidade de realizar pequenas tarefas no decorrer do dia, consultar diversos documentos e perceber como traduzir os melhores interesses da empresa num processo negocial. Se pudesse resumir o meu dia, diria que as vertentes da minha licenciatura estiveram todas presentes: o modo como lidamos com as pessoas e como interagimos em grupo, como aplicar os conhecimentos teóricos a soluções práticas, que permitam o respeito pelos interesses do cliente e concretização dos seus objetivos e, finalmente, a importância de ser um profissional que corresponda às necessidades da empresa. Espero que a iniciativa se repita para os colegas, nos próximos anos! Agradeço a oportunidade à Faculdade.



 
Carolina Botelho Sampaio - 3ºAno
Mentora: Sandra Isabel Tomás Rocha, Procuradora Adjunta no Tribunal de Oeiras

 

A participação no programa Job Shadowing, mais do que permitir o contacto e acompanhamento durante um dia da realidade profissional de um Alumnus, extravasando por completo o limitado conhecimento do Direito adquirido nas salas de aula, transformou-se numa experiência profundamente enriquecedora.
A oportunidade que a faculdade proporcionou permitiu-me sobretudo alargar horizontes quanto às possibilidades que a licenciatura em Direito tem para me oferecer. Foi um dia muito preenchido, passando por uma visita ao Supremo Tribunal de Justiça e acabando no Tribunal de Oeiras. Foi-me permitido assistir de perto ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público, nomeadamente através da análise de diversos processos e assistência de um julgamento. 
Por fim, gostaria especialmente de agradecer à Dra. Sandra Rocha por toda a paciência e disponibilidade demonstrada, a fim de solucionar todas as dúvidas que surgiam e predisposição por num tão curto espaço temporal me ter mostrado como é a vida profissional fora da Academia.  


 

 
Joana Marques Cruz - 3ºAno
Mentora: Sofia Ribeiro, Advogada, Caetano de Freitas & Associados

 

Após completar cinco dos oito semestres na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, os conhecimentos teóricos são progressivamente consolidados. Aos conhecimentos teóricos exige-se a experiência prática da realidade jurídica, em constante mudança. O Job Shadowing responde a essa necessidade, que a licenciatura em Direito hoje exige. A experiência é gratificante e atenua a distância infelizmente comum entre as universidades portuguesas e o mercado de trabalho - a que Católica, pioneiramente, tem feito frente.
Estou grata à faculdade por me ter dado esta possibilidade e recomendo.




 

 

 
João Lobita - 3ºAno
Mentor: Rui Tabarra e Castro, Associado Sénior, Sociedade de Advogados F. Castelo Branco & Associados

Foi para mim um prazer participar no Job Shadowing. Este programa foi uma ideia bastante produtiva, uma vez que nos permitiu ter contacto com a realidade profissional antes mesmo de iniciar o estágio. Em qualquer estágio, existe sempre um primeiro choque, trabalhar com o Direito na vida real revela-se uma grande responsabilidade e são-nos apresentados desafios que não esperamos. Assim, com a criação do Job Shadowing é possível haver um primeiro contacto e suavizar o choque da realidade. Eu tive o prazer de trabalhar com o Dr. Rui Tabarra e Castro, da Castelo Branco e Associados. Foi uma experiência incrível, tive a sorte de ser muito bem acompanhado e de participar em processos interessantíssimos, mas não só, consegui também apreciar o companheirismo de uma grande equipa e de aprender verdadeiramente o que é trabalhar em grupo no mundo profissional. Esta experiência enriqueceu-me bastante e espero poder repeti-la nos anos que se seguem.

 

   

 

Mais informação sobre o programa Job SHADOWING


Imprimir