< Voltar

Porquê estudar Direito na Católica - Testemunhos de alunos


Beatriz Pereira da Silva | aluna do 4º Ano em 2015/16

 Em retrospetiva, depois de quatro anos de trabalho e dedicação, para mim, a licenciatura na Católica é sinónimo de ensino de excelência, acompanhamento próximo dos alunos e uma mão cheia de oportunidades numa lógica de ensino virado para a prática e para os novos desafios do Direito numa realidade global. Foi nesta casa que descobri o que era o Direito e que me deixei apaixonar por esta ciência do justo e do injusto. Muito mais do que uma experiência de partilha de conhecimento, foram quatro anos também de desenvolvimento a nível pessoal, através de experiências associativas, de contactos com o mercado de trabalho e, acima de tudo, de partilha de experiências com amigos que levo para a vida. Resumir quatro anos de curso neste breve testemunho é um verdadeiro desafio, mas uma coisa é certa: tudo visto e ponderado a escolha de hoje seria a mesma, porque para mim Direito é e sempre será na Católica!

 


Marco Alves | aluno do 2º ano em 2015/16
Programa de Mentoria

Uma das vantagens da Faculdade de Direito da Universidade Católica, e que sem dúvida a demarca das restantes, é o facto de proporcionar uma série de ferramentas ao alcance dos alunos, como as Clínicas Legais, o Transnational Law Curriculum, ou o Programa de Mentoria. Este último está ao alcance dos alunos de primeiro ano, sendo a melhor forma de terem um primeiro contacto com o mundo profissional, dissipando dúvidas quanto ao percurso académico a trilhar, através de um contacto direto com um antigo aluno com comprovada experiência. Quando tive conhecimento do Programa de Mentoria, não pensei duas vezes e candidatei-me. Neste momento posso afirmar que as minhas expetativas foram superadas, desde logo por toda a ajuda prestada pela minha mentora, Dra. Rita Cruz, a qual me proporcionou a oportunidade de conhecer e, até mesmo de trabalhar nos diversos departamentos da sociedade de advogados, com o objetivo de ter uma primeira perceção do mundo do Direito nas suas diferentes valências. Foi uma experiência muito enriquecedora, que me proporcionou uma motivação extra para seguir em frente nas próximas etapas curriculares, agora com a consciência dos desafios a ultrapassar, quer a nível académico, quer, posteriormente, a nível do mercado de trabalho.


 


Maria Pedro | aluna do 2º ano em 2015/16
Programa de Mentoria

 A experiência de ter um mentor foi sobretudo gratificante. A ajuda que recebi ao longo de um ano permitiu que me concentrasse melhor nos meus objetivos enquanto aluna de Direito. Ao ser acompanhada por alguém com experiência na área fui percebendo, com a ajuda do meu mentor, as variadas vertentes práticas do curso que comecei a estudar. Fui ouvida e aconselhada quando algo em relação ao curso me preocupava mais. Ao longo de um ano, a oportunidade que me foi dada foi tomando uma dimensão cada vez mais importante. Após ter-me sido dada esta oportunidade, recomendo vivamente que outros passem pelo mesmo!

 

 

 
José Manuel Alves | aluno do 4º Ano em 2015/16

Sou aluno da Faculdade de Direito da UCP desde 2012 e a verdade é que foi a melhor escolha que podia ter feito. A Licenciatura em Direito na Católica, alicerçada numa componente teórica sólida mas fundamentalmente virada para a prática e para a aplicação, fornece aos seus estudantes as ferramentas necessárias para encarar o mercado de trabalho com otimismo e permite aos seus alunos aprenderem Direito com o necessário rigor e entusiasmo. O sistema de Bolsas de Mérito que a Faculdade possui merece destaque, uma vez que encoraja e incentiva os seus alunos a superarem-se constantemente, funcionando como importante fator de motivação, mas permitindo igualmente reconhecer o esforço do estudante que atingiu o desejado nível de excelência. Por todas estas razões e pelo reconhecido prestígio que a Faculdade de Direito da UCP tem, hoje, passados quatro anos, posso dizer com segurança: Direito é na Católica.

 

 


Mafalda Ribeiro  | aluna do 1º ano em 2015/16

Ao concluir o 12º ano deparei-me com um sentimento de incerteza e insegurança em relação ao meu futuro. Quando soube que a Faculdade de Direito da Universidade Católica iria ter um curso de verão em Direito, e sendo que esta universidade era uma das minhas opções, decidi inscrever-me. Hoje acredito que foi das melhores escolhas que fiz. Participei na 1ª edição da Junior Law Academy, onde tive a oportunidade de participar em algumas aulas para perceber como funciona o curso, debati temas importantes e atuais, contactei com profissionais da área, fiz amigos e, a grande mais-valia para mim, consegui descobrir o que realmente queria fazer: estudar Direito na UCP. Sentir que a Universidade nos acolhe e não nos deixa a lidar sozinhos com esta enorme e assustadora decisão faz-nos ter mais certeza, confiança e, sobretudo, vontade de iniciar esta jornada. Hoje, já no 1º ano, consigo sentir as vantagens de ter frequentado a Junior Law Academy: chegar em Setembro já com um ideia clara do que me esperava. Comecei o curso já a sentir-me em casa, o que tornou a experiência muito mais empolgante!

 


Beatriz Madruga | aluna do 4º ano em 2015/16
Programa de Mobilidade Internacional  - FGV Rio de Janeiro

A oportunidade que me foi concedida é quase indescritível. A possibilidade de viver numa cidade como o Rio de Janeiro foi algo que certamente me marcará para o resto da vida. Todos os conhecimentos adquiridos, desde os verdadeiramente teóricos e académicos aos mais práticos e mundanos, tornaram-me numa pessoa mais aberta para com diferentes realidades e tenciono que contribuam, de igual forma, para que façam de mim uma profissional multifacetada. A "cidade maravilhosa" é , genuinamente, como a descrevem, mas sinto que, para mim, o seu encanto é especial. Não deixará de ser onde agucei o meu sentido crítico e alimentei, pela primeira vez, de forma substancial, o meu instinto desbravador de experiências.

 


Miguel Brito da Silva | aluno do 4º ano em 2015/16
Programa de Mobilidade Internacional - EBS Universität für Wirtschaft und Recht

Através do Programa de Mobilidade Internacional da Faculdade tive a oportunidade de estudar durante um semestre em Wiesbaden, Alemanha. O ambiente internacional que a EBS Law School oferece, bem como o seu programa focado em Transnational Commercial Law permitiram-me adquirir novos e diversificados conhecimentos e estar em contacto com alunos das mais diversas jurisdições, enriquecendo assim a minha perspetiva internacional do Direito.

 

 

 


Tiago Neto | Licenciado em 2012/2013
Campos Ferreira, Sá Carneiro & Associados

 "Direito é na Católica" não é só um slogan bonito. É a manifestação, ambiciosa mas realista, de que a Católica pretende estar na frente da formação jurídica. É a vontade de proporcionar aos seus alunos um ensino sólido, global e com sentido prático. Bem sei que, na maior parte das vezes, quando escolhemos a Faculdade, não pensamos ainda no lugar para onde queremos ir trabalhar. Escolher a Católica é o primeiro passo para que essa decisão seja mais fácil, porque muitas portas estarão abertas. Sou testemunha de que o mundo profissional valoriza a Católica, reconhece a sua qualidade e confia nos seus alunos. Integro hoje a sociedade de advogados que ambicionava e sei que ter estudado nesta casa foi um passo fundamental.

 

 

 
Rita Jardim

 

 A Universidade Católica é uma instituição de grande prestígio não só no âmbito académico mas também no modo como prepara os seus alunos para o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.
É de enaltecer o sistema de atribuição de bolsas de mérito, pela universidade, aos alunos que atingem excelentes desempenhos escolares, fruto de muito trabalho, o que nos motiva para uma constante superação, rumo a uma excelência pretendida.
 
João Carmona Lobita

Sou aluno da Universidade Católica desde 2011. Foi sem dúvida a melhor escolha que poderia ter feito. Estou muito satisfeito com o ensino e com as oportunidades que esta Universidade me proporciona.
Frequentei o programa ERASMUS no ano letivo de 2014-2015 e posso dizer que foi uma experiência muito enriquecedora.
Sem dúvida que é muito positivo estar numa Universidade que me permite adquirir experiências internacionais, como este programa, que traz vantagens quer a nível académico, quer a nível pessoal. Direito não é um curso fácil e exige uma preparação rigorosa que encontramos na UCP.
Passados quatro anos de curso posso dizer que Direito é na Católica.

 

 
Pedro Gaspar
Advogado na MIRANDA

 

Ainda longe de concluir o ensino secundário, mas já tendo selecionado o curso superior a seguir, a escolha foi desde cedo só uma - a CATÓLICA - e a mesma não se revelou errada. Foi também na Católica, através da frequência de diversos seminários e disciplinas lecionados em língua inglesa e por docentes estrangeiros, que primeiro me apercebi que a prática atual do direito não se cinge apenas a um país, uma jurisdição e uma única realidade.
Sei hoje que foi este "abrir de fronteiras" que me deu as ferramentas necessárias para atualmente integrar uma das sociedades de advogados portuguesas com uma atuação mais vincadamente internacional.


 

 
Miguel Baptista

 Fazer um estágio na Autoridade da Concorrência foi uma experiência muito interessante.
Permitiu-me ter um verdadeiro insight sobre a concorrência, área que representa um ponto de interseção entre o Direito e a Economia e vai assumindo cada vez mais importância em termos de políticas legislativas e económicas. Tive, mais uma vez, a oportunidade de constatar que a Licenciatura em Direito (na Católica) é, de facto, uma ferramenta académica com uma versatilidade tremenda, pois abre portas nos mais diversos sectores, sem que fiquemos limitados à tradicional dicotomia do "advogado ou juiz".
Destaco ainda a utilidade prática do Transnational Law Curriculum. Incentiva-nos a estudar Direito Comparado e nesse sentido dá-nos uma visão e compreensão verdadeiramente internacional (e por isso mais completa) do Direito. Mas mais do que isso: permite-nos aprender linhas de pensamento, metodologias e conceitos técnicos na sua expressão internacional, fazendo com que não se tornem um obstáculo para quem opte por uma carreira fora de Portugal.
No meu estágio, por exemplo, ao recorrer constantemente a jurisprudência europeia - com destaque para a alemã - notei a importância de estar familiarizado com algumas dessas "chavetas". Ter feito o TLC foi sem dúvida uma mais-valia.

 

 
Mariana Cotrim

 Participar numa clínica legal durante a Licenciatura foi uma experiência que me fez crescer juridicamente.
Ingressar no seio de uma sociedade, perceber o seu dia a dia, o método de trabalho, a maneira para resolver os problemas que surgem, é uma experiência muito enriquecedora.
Muitos foram os termos, as pesquisas, as "lutas" para encontrar a melhor solução para o caso que estava em mãos. Uma aprendizagem contínua, que me fez ver o direito de uma perspetiva completamente diferente.
É uma experiência que recomendo vivamente. Direito é na Católica!

Clínica Legal na Abreu Advogados

 
Carolina Botelho Sampaio
 O Programa de Mobilidade Internacional é para mim sinónimo de sair da minha zona de conforto e contactar com uma cultura completamente distinta.
A adaptação não foi imediata, todos os dias são um desafio constante, desde o hebraico, às semanas que iniciam ao domingo e terminam à quinta-feira, passando pela cultura judaica. Estar no epicentro de um dos maiores conflitos da atualidade permite-me adquirir um sentido de responsabilidade acrescido e valioso para o futuro e ao mesmo tempo o conhecimento que muitas vezes é distorcido pelas notícias que nos chegam via comunicação social.
Encontrei na IDC Herzliya - Radzyner School of Law um tipo de ensino participativo e extremamente exigente. Dado ser uma universidade internacional, a multiculturalidade está presente em todos os momentos. Regressei enriquecida em termos profissionais obviamente, mas sobretudo a nível pessoal. Hoje, sem dúvida que voltava a escolher a Católica e Israel!

 


Henrique Soares Santos

 

O programa de mobilidade internacional oferecido pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa proporcionou-me a grande oportunidade de estudar numa universidade americana, mais concretamente na Universidade de Houston.
Tive assim, durante um semestre, a possibilidade de contactar com uma realidade completamente diferente, um sistema jurídico oposto e métodos de ensino distintos. Tive por outro lado igualmente a possibilidade de frequentar disciplinas e tomar contacto com matérias a que de outra forma muito dificilmente teria acesso, tais como Space Law e Oil and Gas.
Esta inesquecível e frutífera experiência abriu o meu campo de visão a novos horizontes e a novas ideias. Para além disso, pude experienciar o que é viver num campus americano e frequentar uma law school nos EUA. Num mundo cada vez mais global a internacionalização é um fator cada vez mais importante, e é sem dúvida uma das grandes apostas que distingue a Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, onde o programa de mobilidade internacional com universidades nos EUA é só um mero exemplo. Por fim, esta experiência, para além de ter sido fantástica a nível académico, também o foi a nível pessoal, pois tive a oportunidade de contactar com pessoas de todo o mundo, com culturas e vivências distintas.

 


Calvin Chui

Prestígio, Excelência e Internacionalização. São as razões pelas quais, de entre as várias faculdades de Direito em Portugal, escolhi a Católica. Em pouco menos de 40 anos, a Católica não só se tornou uma marca de referência no país, como colocou Portugal no mapa do Financial Times Listing of Master of Laws programmes, com os seus programas de estudo avançado. Tudo isto só pode ser alcançado com um ilustre corpo docente e uma comunidade de alunos dedicados.
Como estrangeiro, com a educação proporcionada pela Católica e a ajuda do Gabinete de Saídas Profissionais, aproximando-se o fim da Licenciatura, consegui um lugar no estágio de verão de PLMJ. Imagina o que podes conseguir!

 


Afonso Moucho

Ao implementar um sistema de bolsas de mérito, a Católica incita os seus alunos a adotarem uma atitude de compromisso e seriedade com o Curso, potenciando assim as suas capacidades. Para além de constituírem um instrumento de valorização pessoal e académica dos alunos premiados, retratam na perfeição o propósito que une diariamente alunos e docentes da Católica: a excelência e constante aperfeiçoamento do seu ensino.


 


Imprimir