Qualidade e Exigência

A Faculdade de Direito da Universidade Católica é reconhecida pela sua qualidade e exigência. São de destacar os seguintes pontos: 

Ensino personalizado e não massificado 

  • A Faculdade aposta numa relação personalizada entre docentes e alunos, com um ótimo rácio, que permite uma efetiva aproximação e uma rigorosa avaliação contínua, apoiada em aulas práticas com reduzido número de alunos;
  • O universo dos estudantes que frequentam o Curso de Direito, do primeiro ao quarto ano, ronda os 600 alunos. A Faculdade tem também apostado no desdobramento de algumas regências, de modo a reforçar o ensino presencial e personalizado.

Qualidade e exigência

  • Em 35 anos, a Católica nunca abdicou do rigor e da exigência na formação jurídica e humana dos seus alunos, consciente de que o sucesso pessoal e profissional depende, cada vez mais, da qualidade da educação recebida. Não apenas do volume dos conhecimentos, como, sobretudo, da capacidade para apreender, analisar e responder às questões colocadas;
  • Um corpo docente altamente qualificado, elementos de apoio disponibilizados (com uma das melhores bibliotecas do país, salas de informática, espaço de estudo abertos dia e noite, instrumentos de e-learning) e um rigoroso sistema de avaliação anual de docentes e disciplinas realizado pelos próprios estudantes, com níveis de satisfação muito elevados - são elementos essenciais na qualidade do ensino do Direito ministrado na Católica.

Aulas teóricas e práticas

  • O ensino de Direito na Católica é realizado, em relação a cada disciplina, quer em aulas teóricas ou teórico-práticas, quer em aulas práticas.
  • Apesar de todas as aulas terem a duração de 75 minutos, a carga horária e a distribuição entre tipos de aulas é flexível, sendo efetuada em função das exigências específicas de cada disciplina.
  • Mesmo as aulas teóricas, lecionadas pelos regentes, não seguem necessariamente o modelo clássico, assistindo-se cada vez mais à tendência para a realização de aulas participadas.
  • As aulas práticas não se destinam ao ensino de matéria teórica, sendo antes consideradas essenciais para uma efetiva aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos previamente adquiridos. Para o efeito, os docentes estimulam a intervenção dos estudantes na discussão de temas conexos com a matéria lecionada, na resolução de casos práticos, na análise de decisões de jurisprudência ou na realização de julgamentos simulados.


Seminários

  • A opção pela flexibilidade permite que se incentive a ligação do ensino à vida prática, mediante a realização de seminários lecionados, não só por professores, como por reputados especialistas das mais diversas profissões jurídicas, muitos deles formados na Faculdade.

Disciplinas e seminários em inglês

  • A Católica disponibiliza em cada semestre cerca de 40 ECTS em língua inglesa, predominantemente com disciplinas e seminários em áreas internacionais ou transnacionais. Deste modo, os nossos alunos começam a preparar-se para a globalização do Direito.

Atendimento aos alunos

  • A rejeição de um ensino massificado é, desde o início, uma marca distintiva do nosso ensino.
  • Procura-se estabelecer uma relação privilegiada e personalizada entre os alunos e docentes da faculdade, num ambiente de salutar convívio.
  • Os docentes estabelecem horários de atendimento aos alunos para colocação de dúvidas e troca de impressões, contribuindo para um debate académico efetivo. Procura-se por este meio cultivar o espírito crítico dos alunos e a sua iniciativa na investigação pessoal. 
     
Imprimir