Mestrado em Direito (Orientado para a Investigação)

Ao lado dos Mestrados orientados para o exercício profissional, a Faculdade de Direito da UCP (Escola de Lisboa) oferece um Programa de Mestrado Orientado para a Investigação, segundo o modelo de Bolonha.

O programa tem a duração de 4 semestres e 120 ECTS, dos quais 60 correspondem ao Curso de Mestrado e 60 à Dissertação.

Admissão ao Programa

A admissão ao Programa está sujeita a avaliação curricular e entrevista, não podendo ser admitidos candidatos com classificação final de licenciatura inferior a 16 valores. Podem ser admitidos candidatos para começarem o programa no 1º ou no 2º semestre de cada ano letivo.

Podem também transitar para o Programa de Mestrado Orientado para a Investigação candidatos que, tendo concluído na Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP a parte curricular de Mestrado Orientado para o Exercício Profissional com a classificação média final não inferior a 16 valores, o requeiram ao Diretor da Escola, que decidirá, ouvido o Coordenador do Programa de Mestrado Profissional frequentado. O requerimento deve ser instruído com uma proposta de dissertação e propor o nome de um orientador

Curso de Mestrado (2 semestres, 60 ECTS)

Os mestrandos devem:

  • Redigir um ou dois relatórios de investigação orientados (15 ECTS cada um);
  • Ser aprovados em disciplinas de Mestrado ou LL.M. escolhidas pelos candidatos de entre as oferecidas na Escola;
  • Ser aprovados numa disciplina de Metodologia.

O plano de estudos proposto por cada mestrando deve ser aprovado pelo Diretor da Escola, de modo a garantir a coerência das escolhas.

Dissertação (2 semestres, 60 ECTS)

O trabalho final de Mestrado não pode ter uma extensão superior a 220.000 caracteres, que correspondem a cerca de 120 páginas, incluindo notas, mas não contando com índices, bibliografia ou anexos.

Imprimir
Links: