O Católica Research Centre for the Future of Law - Centro de Estudos e Investigação em Direito é uma unidade de investigação jurídica de vocação generalista da Faculdade de Direito da Universidade Católica criada em Novembro de 2012.

A sua missão é promover uma alteração do modelo tradicional da investigação jurídica em Portugal. Pela positiva, o Católica Research Centre for the Future of Law pretende que a Católica também se distinga, no universo das faculdades de direito portuguesas, pelo modo como pensa e desenvolve a investigação jurídica. A aposta é numa investigação em equipa, interdisciplinar e com dimensão internacional.

Assim, em vez de um trabalho individual e isolado, prefere-se o desenvolvimento de projetos que impliquem a coordenação dos esforços de investigadores com áreas de interesse e de especialidade diversas e que se integrem em redes de investigação. A investigação interdisciplinar, assente no cruzamento do direito com outras disciplinas, alarga o horizonte crítico e criativo do jurista.  A investigação internacional alarga o âmbito do diálogo científico, libertando o investigador do ónus de escrever para uma audiência muito restrita e sujeitando o seu trabalho a um amplo e exigente escrutínio pelos seus pares estrangeiros no quadro de um verdadeiro diálogo científico transnacional.

Na mesma linha, além da investigação pura e da investigação aplicada, a Católica, através do Centro, consciente da dimensão essencialmente prática do direito, pretende constituir uma plataforma que permita a realização de estudos jurídicos aplicados.

O Católica Research Centre for the Future of Law tem uma vocação abrangente, pretendendo integrar não apenas docentes e doutorandos das Escolas de Lisboa e do Porto da Faculdade de Direito e da Global School of Law, mas também docentes e investigadores externos de qualidade inquestionável e que pretendam participar em projetos em rede ou cuja produção científica esteja de acordo com o espírito que enforma a criação do Centro. Trata-se, pois, de uma casa comum para académicos na área do direito que desenvolvem uma investigação inovadora e prospectiva.
 
O projeto agora lançado tem um longo caminho pela frente. Em qualquer caso, da mesma forma que a Faculdade de Direito da UCP foi pioneira no modo como aproveitou a oportunidade oferecida pelo Processo de Bolonha para reformar profundamente o plano curricular, o Católica Research Centre for the Future of Law pretende, num domínio ainda muito marcado pelo paradigma clássico de investigação, contribuir para uma renovação da investigação jurídica realizada em Portugal.

 

Seminário FGV Rio & UCP: Tecnologia e Sociedade no Séc. XXI | Call for Papers

Imprimir