DISCIPLINA: Cristianismo e Cultura
Docentes:
José Manuel Valente da Silva Nunes
Rita Alexandra Borda de Água Mendonça Leite
Sérgio Filipe Ribeiro Pinto
Ana Maria Castelo Martins Jorge
Teresa de Jesus Rodrigues Marques de Sousa Messias
Paulo Antonio Pires do Vale

Sítio da Disciplina: http://sca.lisboa.ucp.pt/e-sca/moodle.aspx?CdDis=14C417120173

Programa:
CRISTIANISMO E CULTURA


ELEMENTOS DA DISCIPLINA
Docência: Prof. Doutor José Silva Nunes, Profª Doutora Ana Jorge, Profª Doutora Rita Mendonça Leite, Prof. Doutor Sérgio Ribeiro Pinto, Profª Doutora Teresa Messias, Mestre Paulo Pires do Vale.
Ano Lectivo: 2017/2016| 1.º Semestre | Disciplina Obrigatória
Carga horária: 2h30/semana | 3 ECTS
Ensino: Integrado | Aulas Teórico-Práticas

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA
- Despertar nos alunos a consciência da relevância do cristianismo na nossa cultura, inclusivamente na área do Direito
- Verificar as distintas modalidades da relação cristianismo-cultura
- Fornecer instrumentos para uma compreensão credível do fenómeno religioso cristão
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
I ? NOÇÕES DE CULTURA E RELIGIÃO
1. Cultura e culturas
2. O fenómeno religioso: elementos para uma sistematização
II ? O CRISTIANISMO VISTO POR DENTRO
1. A Bíblia e as raízes judaicas do cristianismo
2. Jesus Cristo: fundamento e futuro do cristianismo
3. Igreja: convicção e comunidade
III ? CRISTIANISMO E CULTURA
Etapas, rupturas e actualidade
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA DISCIPLINA
O programa contempla uma iniciação aos conceitos de ?cultura? e ?religião? (Cap. I) e uma visita ao fenómeno religioso cristão (Cap.II) para fornecer elementos de nível universitário para a compreensão do cristianismo como fenómeno religioso e sua relevância na cultura. No Cap.III, procura-se verificar, ao longo dos dois mil anos de história do cristianismo, as principais modalidades de relação entre cristianismo e cultura(s).

MÉTODO DE ENSINO E DE AVALIAÇÃO
As aulas são teórico-práticas e, por isso, haverá espaço para a exposição da matéria por parte do docente mas também para a participação dos alunos através de comentários ou pequenos trabalhos que lhes serão fornecidos.
Quanto à avaliação, os alunos farão um teste e/ou um trabalho sobre um texto da ?sebenta de textos? ? o que constitui a base da avaliação contínua. Depois realizarão o exame.
DEMONSTRAÇÃO DE COERÊNCIA ENTRE O MÉTODO DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA
A matéria que vai sendo leccionada pelo professor é objecto de um contínuo diálogo com os alunos. Na mesma linha, são fornecidos textos de reflexão partilhada sobre os temas do programa, o que vai permitindo uma caminhada pedagógica e uma avaliação progressiva dos conhecimentos e objectivos a que se propõe esta disciplina.

PLANO DE AULAS
O programa contém três grandes apartados e cada um deles será contemplado com 7/8 aulas

LEGISLAÇÃO
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BIBLIOGRAFIA SELECCIONADA
Antunes, M., Teoria da cultura, ed.Colibri, Lisboa 1999
Brian, W., Cristianismo, Ed.70, Lisboa 2000
Castañeira, A., A experiência de Deus na pós-modernidade, Vozes, Petrópolis 1997
Clemente, M., Evangelizar (n)a Cultura, in Didaskalia 29/1-2(1999), 227-248
Comissão Pontifícia Bíblica, A interpretação da Bíblia na Igreja, Rei dos Livros, Lisboa 1994
Conselho Pontifício da Cultura, Para uma pastoral da cultura, Paulinas, Lisboa 1999
Doré, J., Christiannisme et Culture, NRTh 124(2002), 363-388
Dowley, T., História do Cristianismo, Bertrand, Lisboa 1995
Duch, L., Antropologia de la vida cotidiana, Ed. Trotta, Madrid 2002
Duque,J. Cultura contemporânea e cristianismo, UCP Ed., Lisboa 2004
Eliot, T.S., Notas para uma definição de cultura, Século XXI, Lisboa 1996
Ferin, I., Comunicação e culturas do quotidiano, Quimera, Lisboa 2002
Lapple. A., Mensagem bíblica para o nosso tempo, Paulinas, Lisboa 1968
Lebrun, F., As grandes datas do cristianismo, Ed.Notícias, Lisboa s/d
Lipovetsky, G., A era do vazio, Relógio d?Água, Lisboa 1989
Mardonnes, J.M., Para comprender las nuevas formas de religión, Verbo Divino, Estella 1994
Niebuhr, R., Cristo e Cultura, Ed.Paz e Terra, Rio de Janeiro 1967
Publishing, L., El mundo de las religiones, Verbo Divino, Estella 1985
Steiner, G., No castelo do Barba Azul.Notas para redifinição de cultura, Relógio d?Água,Lx1992
Velasco, J.M., El hombre y la religión, Ed. PPC, Madrid 2002